-
Arquitetos: Estudio Galera
- Área: 260 m²
- Ano: 2013
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lote está situado na Costa Esmeralda, um novo empreendimento privado em Costa County. O terreno possui um pequeno bosque de pinheiros na frente e uma encosta íngreme da rua para a parte de trás do lote. O programa consiste em ocupar a menor porção do lote, uma vez que a maior parte da paisagem natural do lote pode ser preservada. A casa de férias pensada para uma família que quer usá-la para uma variedade de propósitos, como se reunir e desfrutar de atividades ao ar livre.
O programa é centrado em torno de duas caixas empilhadas, enviesadas, equilibrando-se em cima de um pedestal de pedra semi-enterrado. Como resultado, a casa utiliza menos de doze por cento do lote, deixando espaço suficiente para uma piscina e um talude.
As atividades foram distribuídas de acordo com as necessidades dos usuários. No térreo parcialmente enterrado, encontramos a entrada principal da casa, um dormitório, um banheiro, uma área de serviços e uma sala de jogos que se abre para a fachada traseira conectando diretamente o interior com o exterior. As paredes que separam a sala de jogos a partir da circulação de acesso não encostam no teto; como resultado, o sol traz luz natural para este nível que é parcialmente enterrado.
No andar de cima estão os espaços sociais: uma caixa de concreto aberto no seu comprimento e apoiada nas extremidades da caixa inferior. A fachada frontal tem vista para a floresta e um jardim que se dissolve na fachada posterior. A cozinha, a sala de jantar e a sala de estar são abertas para o exterior e se integram com o deck, com a piscina e com o jardim.
Um volume interior-exterior contém a área de serviço, churrasqueira, casa de máquinas e um lavabo. Este volume protege a churrasqueira e a área a área externa do forte vento sul. A pérgola de madeira contém o espaço e oferece proteção contra o sol. O piso superior abriga três dormitórios, dois banheiros, e oferece vista para a floresta.
Estrutura
As caixas são deslocadas, ampliando o volume geral da casa para o máximo permitido pelos recuos laterais, assim, gerando uma garagem semi-coberta, protegendo o piso térreo e criando espaços onde as sombras se transformam permanentemente.
Esses volumes foram posicionados de acordo com os requisitos funcionais do programa e as necessidades não-estruturais bastante racionais, neste caso, uma vez que as cargas estruturais viajam a maior distância antes de descansar nas bases. As caixas equilibram-se mutuamente e um muro de um metro de altura, é o único apoio visível no chão da sala. A estrutura é em vista plena: paredes de concreto, lajes e quatro vigas longitudinais.
No que diz respeito aos materiais, a casa é é composta por caixas de concreto aparente, vigas e pilares de concreto e madeira compensada laminada nas lajes.
O clima frio na costa argentina nos obriga a pensar em diferentes maneiras de diminuir a transmissão térmica do concreto.
A concretagem das paredes foi feita de uma só vez, com as folhas de poliestireno expandido dentro delas, mantendo-as no lugar, e se adicionando à estrutura.
As janelas são feitas de alumínio com uma camada de ar e vidro duplo. O contato entre a casa e o ambiente natural é estabelecido através de uma parede isolada de pedra. Os materiais foram escolhidos pela sua nobreza, bom envelhecimento e durabilidade.